Páginas

sábado, agosto 21, 2010

Por luz e paz para Belém - Candeeiro do tempo Poemas




Por luz e Paz para Belém

Candeeiro do tempo – Poemas é uma coletânea de poemas dividida em três tempos, cada um representando uma década. Fala de utopias necessárias. Sonhos e lutas que marcaram a caminhada do autor da adolescência aos dias atuais na busca de um mundo melhor, usando como principal arma a palavra escrita, tornando a poesia combustível para animar a alma e a esperança.
O livro é uma síntese do trabalho poético de Pedro César Batista. Começou a publicar ainda na geração que ficou conhecida como do mimeógrafo, no final da década de 1970. Na abertura de seu primeiro livro Tudo tem, no poema “Gritemos”, escreve: “O poder tem os canhões. Nós temos o grito”. Um garoto que declamava seus versos em defesa da liberdade e contra a tortura dos militares que insistiam em ficar no poder.

Vieram outros títulos com poemas, biografias e um romance. Candeeiro do tempo - Poemas é seu 14º título. Seus poemas sempre usaram a metáfora para falar da utopia por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Poesia e prosa comprometidas com a vida.

Para o lançamento em Belém fez um chamamento a outr@s artistas da terra, construindo um ato em defesa de Belém.

http://holofotevirtual.blogspot.com/2010/08/novos-poemas-de-pedro-cesar-batista-com.html

Holofote Virtual: Em Brasília, o lançamento será em uma biblioteca. Em Belém, no Bar do Parque...

Pedro César Batista: O Bar do Parque é o centro da cidade de Belém. Local onde reunia seus artistas e seu povo, não a-toa está localizado ao lado do Teatro da Paz. E o que escuto quando chego em Belém e falo que vou ao Bar do Parque? Que é perigoso, que é isso e aquilo... no entanto, a violência e o abandono do Bar do Parque é o reflexo de que como está sendo tratada a cidade de Belém, pode-se dizer a forma que se trata a vida.

A falta de paz e de luz que tem provocado medo e insegurança aos que se assustam ao passar pela Praça da República - a praça mais bela do Brasil - é o mesmo que contamina toda a cidade.

Também vivi parte da minha infância e toda a adolescência nos bairros de Campina, Cidade Velha e Batista Campos. Não aceito o que fazem com Belém. É preciso resgatar o Bar do Parque como o símbolo da criatividade, da poesia e da alegria, que toda a população de Belém merece e carrega em sua alma...


Lançamento

Por luz e paz para Belém

5 de setembro
11h
Bar do Parque
Praça da República

Serviço:
Candeeiro do tempo – Poemas – 116 páginas
Verbis Editora – Brasília – DF
Contatos: pcbatis@gmail.com