Páginas

sábado, julho 25, 2020

Viva o 25 de julho!!



Pedro César Batista

Dia da (o) Lavrador (a), do (a) escritor (a) e da Mulher Negra!!

25 de julho marca a homenagem a quem produz o alimento, registra as lutas, sonhos, escreve o tempo e a força das mulheres negras.

Lavrar a terra, espalhar sementes, cuidar do plantio e produzir o sustento da humanidade, atividade milenar que marca o início de uma nova fase na história da existência humana. Tudo começou com o domínio da semente, a garantia da produção, resultado do trabalho de mãos que semeiam o que nos garante a existência material. São os primórdios da propriedade privada e da exploração que terminou por se constituir.



Escrever, registrar as nossas lutas, as derrotas da classe dominante, o combate aos exploradores e ao cruel sistema capitalista, que mantém a ignorância, o latifúndio e o imperialismo, cruéis com as mulheres, com os pobres, com os povos indígenas e negros. Escrever a luta de mulheres e homens que ousam lutar por outro mundo, registrar nossos sonhos e a utopia.

Agora, também marca o Dia da Mulher Negra. A força de Dandara, Teresa de Benguela, Maria Felipa e todas combatentes por justiça, igualdade e pela dignidade humana. Mulheres que enfrentam a crueldade do sistema opressor, patriarcal e capitalista, que sustenta o machismo, como uma de suas características principais, que tem vitimado milhões de mulheres.



Terra, letras e vida, lavrar a letras, lavrar a vida, assim mulheres e homens do campo, produzem o alimento que nos dá a energia necessária para que sigamos escrevendo, registrando e elaborando a estratégia para libertar as mulheres negras, pobres, trabalhadoras e toda a classe trabalhadora do julgo da exploração do capital.

Viva o Dai 25 de julho!

Nenhum comentário: